Atualidades militares Nº 1/66: visitas ao Serviço Cartográfico do Exército e ao Laboratório Militar Juramento de bandeira em Mafra e Guiné. Futebol Militar.

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Atualidades militares Nº 1/66: visitas ao Serviço Cartográfico do Exército e ao Laboratório Militar Juramento de bandeira em Mafra e Guiné. Futebol Militar.

Detalhes do registo

Nível de descrição

Documento simples   Documento simples

Código de referência

PT/CAVE/CINE/16MM/0900

Título

Atualidades militares Nº 1/66: visitas ao Serviço Cartográfico do Exército e ao Laboratório Militar Juramento de bandeira em Mafra e Guiné. Futebol Militar.

Datas de produção

1966  a  1966 

Dimensão e suporte

1 Ficheiro digital, formato MP4, som, p/b, 28m34

Registo audiovisual

https://vimeo.com/494415184

Âmbito e conteúdo

(00m00) - Deslocação do ministro do Exército Joaquim da Luz Cunha, acompanhado pelo subsecretário do mesmo ministério e de vários generais ao Serviço Cartográfico do Exército, onde foram recebidos pelo chefe dos serviços, alocuções proferidas pelo chefe dos serviços e pelo ministro, visita pelas várias dependências da instituição, palavras de louvor dos dois governantes após o fim da visita, início dos trabalhos para a construção do novo edifício destinado ao funcionamento das novas instalações do Laboratório Militar de Produtos Químicos e Farmacêuticos, na zona dos Olivais, cerimónia do lançamento da primeira pedra com a presença do ministro e do subsecretário do Exército, apresentação de cumprimentos por parte do diretor do laboratório que salientou a importância da obra que se está a construir. (08m23) - Realização em frente ao Convento de Mafra do juramento de bandeira de mais um curso de oficiais milicianos que terminou a sua recruta na Escola Prática de Infantaria. As cerimónias foram presididas pelo representante do general diretor de armas e infantarias, o comandante da Escola Prática de Infantaria, o presidente da Câmara Municipal de Mafra, o comandante do Centro Militar de Educação Física, Equitação e Desportos e outras entidades. Alocução patriótica, repetição em voz alta do juramento que foi lida pelo comandante das forças em parada, distribuição de prémios aos cadetes que durante o período de instrução mais se distinguiram, fim da cerimónia com o desfile em continência das tropas. (12m13) - Realização do segundo encontro entre as seleções militares de Portugal e do Luxemburgo, na ilha da Madeira, a contar para o respetivo torneio internacional. Entrega de uma lembrança a Eusébio, antes do início do encontro, por ter sido escolhido pela crítica internacional como o número 1 da Europa, num jogo em que 4 dos 6 golos da seleção militar portuguesa foram marcados por ele e no qual é feito o resumo do jogo pelo locutor. (21m44) - Cerimónia de juramento da bandeira de uma escola da Guiné presidida pelo governador geral e comandante chefe das Forças Armadas desta província, revista à guarda de honra, desfile das forças em parada, celebração de uma missa campal assistida por várias entidades civis e militares, pronúncio de uma alocução patriótica por um oficial, leitura do juramento repetida em coro pelos soldados guineenses, entrega de vários prémios aqueles que mais se distinguiram, seguindo-se o habitual desfile, realização de um festival de ginástica a cargo de 4 pelotões, demonstrações de exercícios militares.

Tipologia documental

Idioma e escrita

Português

Características físicas e requisitos técnicos

Master, imagem com ruído

Existência e localização de originais

1 Suporte(s) fílmico(s), 16mm, P&B , Positivo, Bobine, Óptico Português, Sem ponta Inicial, Sem ponta final e com 28m e 34 e com 31,6cm

Existência e localização de cópias

Ficheiro digital matriz e derivado

Unidades de descrição relacionadas

PT/CAVE/CINE/16MM/N0025